Renovar Token OAB Certificado Digital – Valor 2024
Confira todas as informações para renovar o seu token OAB – Certificado digital
O token OAB é utilizado por advogados já inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil e visa otimizar e viabilizar processos, porém é necessário renovar o certificado digital OAB para continuar tendo acesso aos seus benefícios.
Com o uso freqüente da internet para resolver os mais diversos assuntos envolvendo dados pessoais e secretos foi necessário criar um mecanismo que oferece proteção contra invasões e garantir a autenticidade das informações utilizadas.
Os certificados digitais surgiram como ferramentas indispensáveis para garantir essa confiabilidade e isso por serem modernos e altamente tecnológicos.
O certificado tem validade máxima de três anos e após esse período é preciso fazer renovação do token OAB e se manter seguro no ambiente virtual.
Como renovar certificado digital OAB
O período de três anos é um utilizado pelos certificados digitais para garantir que a segurança será mantida, porém, após esse período é preciso renová-lo devido mudanças tecnológicas que visam manter a confiabilidade.
Para entender melhor isso, compare o prazo de validade do certificado digital OAB com uma carteira de habilitação. Uma CNH tem um prazo de validade e após o termino desse período é preciso renová-la, pois o documento antigo perde totalmente a sua utilidade.
Dessa forma funciona o token e por isso é preciso passar pelo processo de renovação.
A renovação, no entanto, ocorre uma única vez. Depois disso será preciso emitir um novo certificado e isso ocorre para que garantir mais segurança ao usuário e aos seus clientes.
Existem muitas empresas que oferecem o serviço de certificação digital e para fazer a sua renovação basta entrar em contato com qualquer uma delas. O procedimento é bem simples e pode ser feito pela internet mesmo.
Após fazer o pedido é preciso efetuar o pagamento e aguardar a validação presencial e emissão. Após isso o certificado já estará renovado e pronto para uso.
O que é Token OAB
O token OAB é uma opção de armazenamento do certificado digital que também pode ser feito na própria carteira da OAB do advogado. Quanto a isso basta informar no ato da contratação qual a sua preferência.
O certificado é compatível com os sistemas operacional Windows XP, 7, 8, 10, Vista e MAC OS.
Documentação necessária para validar token OAB certificado digital
Existe uma lista de documentação necessária para validar token OAB certificado digital e para que você possa providenciá-los fizemos uma lista para te ajudar a reunir o que for preciso sem perca de tempo.
Confira a lista completa:
- Carteira de identidade profissional do advogado pela OAB;
- CPF ou documento equivalente que comprove a situação de regular com a Receita Federal;
- Comprovante de endereço atualizado. Estes podem ser conta de energia elétrica, contas de internet, telefone, água, extratos de bancos e contrato de locação de imóvel.
- PIS ou PASEP;
- Titulo de eleitor.
Se o uso do certificado for destinado para o programa Conectividade Social da Caixa Econômica, será preciso apresentar documentação adicional conforme descrito abaixo:
- Empregador – Pessoa Física – Comprovante de cadastro no INSS (CEI) impresso através do site da Receita Federal e na mesma data da validação presencial;
- Pessoa física outorgado pela empresa – Número do PIS ou PASEP, extrato do FGTS, cartão cidadão, cartão bolsa família ou outros que contenham a numeração.
Não deixe nenhuma documentação de fora, pois elas serão necessárias para validação da renovação do seu certificado digital OAB.
Qual o valor para renovar certificado digital da OAB
Quanto ao valor para renovar certificado digital da OAB, existe uma infinidade de empresas que prestam o serviço e é importante consultá-las para verificar qual preço oferece mais vantagem.
Somente após efetuar uma vasta pesquisa indica-se fechar o negócio. Geralmente as empresas oferecem a possibilidade de pagamento parcelado no cartão de crédito ou pagamento através de boleto bancário.
As informações quanto à quantidade de parcelas máxima, é preciso verificar com cada empreendedor, pois certamente a variações entre eles e vale novamente dizer que é preciso considerar a melhor proposta.
Quanto à validação do token, é possível realizar o agendamento da data de horário que você tem disponível em sua agenda. Dessa forma você fica mais a vontade para fazer a juntada de documentos e organizar tudo para o dia escolhido.
Importante mencionar que todo advogado precisa utilizar esse serviço, pois seu trabalho utiliza dados pessoais e confidenciais constantemente. O token é primordial para manter a segurança de seus clientes, a sua e de sua empresa.
Outro motivo que obriga o uso do certificado é que algumas transações só são possíveis através dele. Muitas demandas podem ser resolvidas em seu escritório sem a necessidade de se locomover para outro local.
Por esses motivos renove o seu certificado digital OAB e fique seguro quanto à segurança e transparência das informações geridas.
Mais Renovações:
Sobre o AUIRE
Muitas vezes precisamos renovar algum cadastro, documento ou contrato e ficamos com dúvidas sobre como fazer isso não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos facilitar sua vida e reunimos o passo a passo simplificado de como fazer a renovação de diversos documentos e serviços, muitas das vezes também é possível fazer tudo pela internet.